DSpace

Repositório Aberto >
DISSERTAÇÕES DE MESTRADO / MSc DISSERTATIONS >
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia / Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.2/2188

Título: Uma estratégia de instructional design para o recurso educacional aberto : como utilizar o computador, de forma ergonómica
Autor: Bernardo, Isabel Maria Alves
Orientador: Morgado, Lina
Palavras-chave: Universidade Aberta
Recurso educacional aberto
Ensino a distância
Aprendizagem
Produção de materiais de ensino
Instructional design
Open Educational Resource (OER)
OER evaluation
Learning object
Project management
Issue Date: 2012
Citação: Bernardo, Isabel Maria Alves - Uma estratégia de instructional design para o recurso educacional aberto [Em linha] : como utilizar o computador, de forma ergonómica. Lisboa : [s.n.], 2012. [353] p.
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo constituir um exemplo prático do processo de conceção e execução de um Recurso Educacional Aberto (REA) para a educação e formação distância online seguindo uma estratégia característica do Instructional Design e princípios de gestão de projetos. A opção pela conceção e desenvolvimento do REA, está contextualizada nos objetivos estratégicos da Universidade Aberta de dispor de Recursos Educacionais Abertos. O conteúdo do REA pretende proporcionar informação útil para o contexto do modelo de ensino e aprendizagem em prática na UAb e para todos os indivíduos utilizadores de computador. Este projeto é também um meio para a reflexão e a consolidação de conhecimento e um instrumento de autoavaliação. No final do projeto será disponibilizada uma descrição clara e sistematizada sobre a estratégia seguida no processo de conceção e um Recurso Educacional Aberto simples, útil e transversal. Como resultado do projeto pode-se afirmar quanto é importante seguir uma metodologia para a conceção e desenvolvimento de recursos educacionais, cursos ou outro formato de conteúdos que sigam princípios de ensino e aprendizagem, quanto é relevante seguir princípios de gestão de projetos e fundamentalmente quanto é importante conceber e desenvolver um produto educacional transversal e que possa ser partilhado e utilizado livremente pela comunidade académica.
This dissertation aims to be a pratical example to the conception and execution method of an Open Educational Resource (OER) for E-learning, following an Instructional Design strategy and project management principles. The project regards the strategic goals of Universidade Aberta of offering OERs. The content of the OER gives useful information both for the education model used by UAb and for all computer users. This project can also be seen as way to reflect or consolidate the knowladge and as self-evaluation tool. In the end of the project both a clear and sisthematic description of the strategy followed during conception and an simple, useful and transversal OER, will be available. As a result it must be said how important is to follow a methodology during the conception and development of an OER, the relevance of following project management principles, and most of all how important is to create a tranversal educational product which can be shared and freely used.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2188
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia / Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Isabel Bernardo.pdf1,29 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE